Catarata: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento
O que é?
Catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Normalmente, é um processo natural do envelhecimento do cristalino, ocorrendo após os 60 anos de idade (catarata senil). Porém, existem casos em que ela pode se manifestar ao nascimento (catarata congênita) ou secundária a traumatismos oculares, uso de corticóides, diabetes, inflamações ou infecções oculares (catarata secundária).
Sintomas:
A pessoa com catarata apresenta visão embaçada, como se estivesse vendo através de um vidro fosco, que não melhora com o uso de óculos. Pode também apresentar sensibilidade à luz, dificuldade de enxergar à noite, visualização de halos ao redor das luzes, alteraçõe do grau e da visão de cores. Se não operada, a baixa de visão pode evoluir para a cegueira.
Tratamento:
Atualmente, o único tratamento para a catarata é a cirurgia, chamada de facoemulsificação. Nesse procedimento, a catarata é aspirada e, em seu lugar, uma lente intraocular transparente é implantada. Nessa oportunidade, o grau do paciente pode ser corrigido, podendo-se alcançar a independência dos óculos. Existem vários tipos de lentes intraoculares (leia no meu blog, o artigo sobre lentes intraoculares).
A cirurgia de catarata é um procedimento eficaz, moderno e seguro!
Se você ou algum familiar apresenta sintomas de catarata, entre em contato conosco aqui e agende uma consulta!
Clique Aqui e Agende já uma consulta