Ptose palpebral
Ptose é uma condição em que a abertura da pálpebra está diminuída e cobre parte do olho. Se a pálpebra cair o suficiente para cobrir parte da pupila, isso pode afetar a visão periférica. A ptose pode estar presente ao nascimento, ser secundária a desordens neuromusculares, traumatismos ou decorrente do envelhecimento, sendo essa última causa (senil), a mais comum.
Se a ptose for grave em crianças pequenas, ela pode afetar o desenvolvimento da visão normal. Em adultos, a ptose palpebral pode ser um incômodo estético ou funcional, quando limita o campo de visão. Adultos e crianças geralmente tentam compensar a queda da pálpebra usando os músculos da testa para ajudar a levantá-la.
Tratamento:
A correção da ptose palpebral é cirúrgico. Em crianças, é realizada sob anestesia geral e indicada quando cobre parte da pupila, comprometendo o desenvolvimento visual. Em adultos, a cirurgia feita com anestesia local. O objetivo é aumentar a abertura palpebral de maneira mais simétrica possível, liberando o eixo visual. Algumas pessoas, que apresentam discreta ptose, desejam fazer a correção dela como procedimento estético. complementar à blefaroplastia. Cada tipo e grau de ptose exige um procedimento específico, que será planejado pelo cirurgião.